Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tchê, a construção de uma sociedade!!!

"Quando um homem procura a si,
ele cria rituais e, com isso,
compõe uma sociedade, com amor e respeito à terra."
Dante Ramon Ledesma - Na Rádio Guaíba




Escutei nessa terça-feira (08.09.2009), no Programa das 7, na Rádio Guaíba, a entrevista com o cantor e compositor Dante Ramon Ledesma. Ele é argentino, mas se tornou gaúcho de coração há 31 anos. A brilhante entrevista foi conduzida pelo jornalista Fabiano Brasil.

Durante o bate-papo que ocorreu, com transmissão ao vivo, no Piquete da Record, no Parque da Harmonia, a pauta envolveu a cultura e a história do Rio Grande do Sul. Essas temáticas estão sendo destacadas em função da Semana Farroupilha, que culmina nos dias 19 e 20 de setembro, com os desfiles temático e tradicional.

Um dos tópicos abordados por Ledesma e que chamou minha atenção foi sobre o processo de construção de uma sociedade. "Quando um homem procura a si, ele cria rituais e, com isso, compõe uma sociedade, com amor e respeito à terra." Nesse sentido, o autor de "Gritos dos Livres", Orelhano e América Latina salientou a identidade do gaúcho e os costumes do povo de nossa terra.


Apesar de todas as comemorações que lembram os heróis farroupilhas (sei que existem várias versões - desde heróis e não heróis - se posso denominar dessa forma), mas acho que o momento pode nos levar à reflexão. Quem somos? Que povo formamos? Por que lutamos? Para que e para quem lutamos? Que tipo de luta vivenciamos e quais ideais buscamos?


Participei muitos anos de Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) e acho importante cultivar nossas raízes, nossos costumes e nossas tradições.


Apesar de buscarmos novos conhecimentos e cada vez mais tentarmos ser melhores, jamais podemos perder nossa verdadeira identidade.Devemos buscar conhecê-la, mas acima de tudo nos autoconhecer.

E Viva o Rio Grande do Sul, Tchê!!!!!

Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário