quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipe Lunar!

Queridos amigos!!

Hoje é dia de Eclipse Lunar!!Lindoooooo!!A matéria abaixo eu retirei do site da Agência Brasil, que acompanho diariamente: www.agenciabrasil.gov.br.

Para reflexão.....

Que tal, nessa noite, observar a lua e os ensinamentos da natureza? Que tal deixar a vida revelar os seus mistérios e a sua sabedoria?!! Talvez aí saiam muitas respostas que estavam apenas esperando um olhar atento e uma conexão!!

Eis o texto abaixo, na íntegra e com seus devidos créditos:

"Primeiro eclipse lunar de 2011 será hoje15/06/2011 - 11h06 Nacional
Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil

Brasília – No Leste do Brasil, na Argentina e no Uruguai, assim como nos países europeus e asiáticos, será possível ver hoje (15) à noite o primeiro eclipse lunar de 2011. Será o momento em que o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados por, no mínimo, uma hora e 40 minutos, e no máximo, três horas e 39 minutos. Diferentemente do eclipse solar, não é necessário utilizar proteção especial para os olhos. O fenômeno não poderá ser visto da América do Norte.
O eclipse total da Lua ocorre duas vezes por ano, quando ela fica atrás do Sol, mas não desaparece por completo. Em decorrência da chamada refração astronômica, que é o desvio dos raios luminosos quando os astros passam pela atmosfera da Terra, a Lua fica com uma cor acobreada. O fenômeno ocorre quando ela está cheia.


Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse lunar está previsto para 10 de dezembro. Na América do Sul, o eclipse total será às 20h13, mas a entrada da zona de penumbra poderá ser percebida a partir das 16h50. O horário final previsto é 23h.

A Nasa elaborou um estudo com a previsão dos próximos eclipses até 2100. Os interessados em obter mais informações devem acessar o site da Nasa http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html.

*Com a rádio pública da França, RFI // Edição: Juliana Andrade

Um comentário:

  1. Senhora Jornalista Simone Lopes,
    Estou sentindo muito a sua falta, viu? E também sinto falta dos seus textos aqui no blog! Beijos, Marcela Panke

    ResponderExcluir